PROJETOS ESPECIAIS

JOSÉ LUIZ E KÁTIA

CUIDADO INTEGRAL DO MISSIONÁRIO

O Cuidado Integral do Missionário (CIM Missões Estaduais) foi implantado para ser um braço do Departamento de Evangelismo e Missões da Convenção Batista Fluminense no apoio ao missionário que está no campo. Os missionários José Luiz e Kátia Sores são os responsáveis por este projeto. A ideia é dar às famílias todo o suporte necessário para o desenvolvimento de seus ministérios.

 

A presença do casal no campo é uma forma de Missões Estaduais estar mais perto de seus missionários. O programa está sendo implantado, mas alguns de nossos projetos missionários já tiveram a visita do CIM. Dar melhores condições em todos os aspectos é uma das metas que o CIM tem em suas funções e o casal missionário já tem vislumbrado a expansão desta ação, dando mais apoio espiritual, emocional e material aos missionários que estão no campo.

CLEITON ARAUJO

EVANGELISMO EXPLOSIVO

O ano de 2020 iniciou com grande agitação, visto que este ano, o EE-Brasil, ministério que capacita os membros de sua igreja a testemunharem de sua fé e também a ajudarem pessoas não crentes a crerem em Cristo através da fé salvadora e Missões Estaduais uniram forças numa grande ação evangelística realizada por todo o estado do Rio de Janeiro.

Muitas igrejas batistas foram convidadas e estão participando desse movimento no campo fluminense. Os evangelistas estão sendo capacitadas pelo EE-Brasil, através dos missionários Cleiton Araújo e Pr. Jailton Rangel. O treinamento é prático e tem despertado as igrejas que o recebem a usarem as ferramentas diante das suas comunidades locais, essa campanha tem despertado o engajamento de muitos líderes e preparado um grande exército de evangelistas.

PAULO GIOVANNI

LAR BATISTA ANTONIO SOARES FERREIRA

O Lar Batista António Soares Ferreira em Várzea das Moças, Niterói/São Gonçalo, é um dos projetos apoiado por Missões Estaduais que assiste especialmente os idosos, mas há atividades também para crianças e adolescentes. Ao longo de sua existência, o lar batista continua fazendo parte da transformação de vidas de muitas pessoas que passaram e passam por ali, através do cuidado e das ações missionárias que tem impactado crianças, adolescentes e idosos.

Esse projeto atende cerca de 49 idosos acompanhados ininterruptamente, 20 crianças e 30 adolescentes da comunidade ao entorno, através das atividades de futebol e judô, no projeto do Lar chamado Futuros Guerreiros. E o trabalho de mais peso e mais complexo, é o atendimento aos 49 idosos que residem no lar batista. Nosso missionário Paulo Giovanni, realiza atendimento aos funcionários e aos idosos e diz que “amparar e atender um idoso institucionalmente requer amor e paciência, mas é um privilégio fazer parte da história de cada um dos internos”.

O lar batista, que é administrado pela JUNEDAS, tende a expandir suas ações missionárias e continuar evoluindo, no cuidado, serviço e atendimento as atividades para crianças, adolescentes e aos idosos, principalmente, mas nesta caminhada se faz necessária a cooperação para que este trabalho missionário continue dando frutos e sendo relevante para a comunidade local.

NEMIAS MORETH

MOBILIZAÇÃO 

Mobilizar é a arte de emitir a voz do missionário que está no campo para as igrejas, impedindo que a chama do evangelho se apague nos corações. É ser um propagador das lutas e alegrias dos irmãos que atuam em locais muitas vezes de difícil acesso para a igreja local mas possível quando há cooperação de igrejas no sustento e intercessão por estes que foram.

Missões Estaduais tem sido agraciada por Deus com muitos missionários mobilizadores que não tem permitido que a engrenagem de apoio aos projetos no Estado não pare. São voluntários que decidiram investir tempo de suas vidas levando informações para as igrejas de suas regiões. Esta é uma necessidade.

Dentre nossos mobilizadores está o missionário Nemias Moreth. Hoje ele está responsável por parte do estado, principalmente nas regiões litorânea e serra litoral, onde mobiliza pessoas e igrejas apresentando os projetos de Missões Estaduais. Em breve o missionários desenvolverá novas ações na cidade de Rio das Ostras, onde será implantado projetos em parceria com a PIB de Jardim Mariléia e associação.

CECÍLIA MENDONÇA

PROGRAMA EDUCACIONAL DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

O PEDE (Programa de desenvolvimento escolar) é um projeto desenvolvido com crianças e adolescentes em vulnerabilidade que intencionalmente transforma vidas, através do suporte a serviços básicos, apoio de famílias completamente desestruturadas, além de aplicar princípios que irão prepará-las para fazer a diferença na comunidade e em todos outros lugares.

Atualmente, o projeto é desenvolvido pelo apoio de seus voluntários – membros de igrejas e colaboradores que entendem a necessidade de participar da obra missionária e de transformar a vida das crianças e adolescentes. Com o investimento que vem através de doações de igrejas e fundações, o PEDE tem avançado e com isso novos projetos tem sido plantados e novos desafios tem se transformado em oportunidades.

Os resultados do PEDE já são gratificantes, são 23 projetos sendo desenvolvidos em diferentes cidades e regiões, além de contar com grande envolvimento de colaboradores. É um trabalho difícil, porém maravilhoso! É se alegrar com os que se alegram. Participar desta grande missão é, sobretudo, praticar a compaixão.

Se você acredita e deseja vivenciar esta experiência, transformando vidas, caminhe conosco.

JOEZER BARRETO

ASSOCIAÇÃO CORDEIRO DE DEUS

Os projetos Jesus Transforma e a Associação Cordeiro de Deus, através da Prevenção à Dependência Química vem, ao longo dos anos, alcançando usuários que enfrentam dificuldades com drogas e álcool. As ações desses projetos contribuem para que os usuários que se tornam alunos, se manterem cada vez mais longe das drogas, tenham conscientização sobre essa dependência química e sejam capacitados para ser reinseridos no mercado de trabalho e no meio social novamente.

Tanto o projeto Jesus Transforma e a Associação Cordeiro de Deus, atuam em parceria com o departamento de evangelismo e missões e ao longo de anos, tem-se tornado projetos com ações relevantes nas igrejas, através de famílias que buscam apoio e internação em um de nossos projetos.

Nossos projetos funcionam como casas de refúgios para homens que estão enfrentando crises terríveis com drogas e álcool. “Muitos homens já foram ajudados e hoje estão reinserido as suas famílias e vida social, poucos foram os que retornaram para seus vícios”, afirmam os missionários André Romualdo e Joezer Barreto.

BRUNO MADEIRA

MINISTÉRIO ESPORTIVO

Acreditamos que o esporte pode ser a ferramenta evangelizadora de maior alcance que a igreja brasileira descobriu nas últimas décadas. Nosso objetivo, como departamento de evangelismo e missões, é dotar igrejas com uma visão ministerial que potencialize a evangelização de sua comunidade. Nossos missionários podem iniciar projetos esportivos e treinar pessoas que deem continuidade ao trabalho.

Bruno Madeira, um de nossos missionários, realiza um trabalho especial, utilizando o futebol como ferramenta de transformação, na AFASE em São Gonçalo. Além do futebol e outros esportes, realiza atividades de aconselhamento e discipulado de crianças e familiares. A ideia é alcançar vidas de maneira holística, integrando-as às igrejas locais.

O Pastor Clayton Cândido, também missionário do DEM, é responsável pelo projeto esportivo, conhecido como Mestre na Bola, em Belford-Roxo – RJ. “O projeto foi criado no dia 11 de agosto de 2009, com o objetivo de levar o evangelho as crianças de nossa comunidade, visado uma missão integral na vida de nossa comunidade local. Hoje temos aproximadamente cerca 100 crianças, adolescentes e jovens envolvidas nas atividades esportivas nas modalidades de futebol, capoeira e voleibol”, afirma o Pr. Clayton Cândido.

Em Imbau, Silva Jardim, o missionário Vagner Oliveira também utiliza o esporte como ferramenta de evangelização. Com o apoio da igreja local, meninos e meninas da comunidade recebem discipulado e orientações para a vida enquanto participam das atividades desenvolvidos pelo missionário. O trabalho vem colhendo frutos e no final ultimo ano duas pessoas foram batizadas.

PR. CLAYTON CÂNDIDO

MINISTÉRIO ESPORTIVO

O Mestre na Bola é um Ministério Esportivo que utiliza a linguagem relacional do esporte para levar o evangelho de Jesus as pessoas da comunidade local.

.

Acreditamos que o esporte pode ser a ferramenta evangelizadora de maior alcance que a igreja brasileira descobriu nas últimas décadas. Nosso objetivo, como departamento de evangelismo e missões, é encontrar igrejas com uma

visão ministerial que potencialize a evangelização de sua comunidade. Nossos missionários podem iniciar projetos esportivos e treinar pessoas que deem continuidade ao trabalho.

.

Seja um voluntário desta obra, compartilhando nossos desafios e expandindo essa missão pelo nosso Estado.

© 2023 por MISSÕES ESTADUAIS. Criado por Sulamita Lima  ,  Para Perguntas /  Envie um e-mail evangelismo@batistafluminense.org.br